Carta ao Padre Alberto Panichella - "Até Breve!"

PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR
BRASIL

10 de janeiro de 2011

Padre Alberto Panichella,

Só Alegria!

Março de 1986, em um Encontro Regional da Pastoral da Juventude Sul II, se refletia a necessidade da organização das PJs nos meios específicos, no Paraná. Em agosto desse mesmo ano, numa reunião ampliada em Foz do Iguaçu, os militantes deram o primeiro passo na concretização dessa proposta e daí então nasce a PJMP do Regional Sul II. Uma comissão de jovens foi escolhida, composta por coordenadores, um articulador e dois assessores (Padre Alberto Panichella e Padre Chico Prim). Os dois assumem a assessoria regional, onde Prim se faz presente em Londrina e Alberto atua na formação e animação de jovens e grupos na arquidiocese de Curitiba, na cidade de Pinhais, principalmente.

E assim começa a marcante e vibrante história de Padre Alberto conosco. Desde o nosso “nascimento” sempre trouxe presente sua espiritualidade e práxis libertadora, baseadas no Projeto de Jesus Cristo, compromissado com a justiça social.

Sua passagem por aqui nos deixou marcas! Nosso jeito PJMP de ser tem um pouco de seu estilo. Todos nos sentimos honrados(as) e agraciados(as) porque tivemos a oportunidade de ter em nossa pastoral tão grande amigo e animador, um verdadeiro profeta da esperança.

Observando a araucária, símbolo do Paraná, percebemos algumas semelhanças com você! Representa resistência nas adversidades, sustento e apoio aos pequenos, tem uma ótima sombra que reanima as forças e além de tudo é um grande destaque que se faz presente e muito claro. Vocês são lindos! Belas obras da natureza e de Deus!

O Paraná, cujo símbolo é a araucária, podemos perceber semelhanças entre vocês! Representa resistência nas adversidades, sustento e apoio aos pequenos, sombra que reanima as forças, destaque onde se faz presente e claro, muito lindos!

Alberto, companheiro de caminhada! Estarás presente em nossos corações e orações. Serás sempre lembrado com alegria, saudade e exemplo de como ser verdadeira Igreja num mundo globalizado! Deixamos o nosso sincero e agradecido abraço irmão, desejando felicidades na nova missão!

“A JUVENTUDE É A BANDEIRA DO AMOR!!!”

 

ALGUNS ECOS DE SAUDADES

PELA PJMP DO ESPÍRITO SANTO:

Temos memórias vivas que nos permitem agradecer e fazer festa. Padre Alberto significa presença, luta e esperança para a Juventude do Meio Popular do Espírito Santo e de todo o país.  Por mais distante geograficamente que estivesse os ecos de sua voz mansa e potente chegavam aos ouvidos de cada um de nós, acalentando sonhos, impulsionando lutas, alertando sobre os perigos dos caminhos, cantando enquanto se caminha! Muito de nossa história no ES tem a marca de Panichella! Por isso o agradecemos!

Companheiro na fé, na luta, na alegria, na dor, nas cantorias mundo afora: "Lá vai a chalana, bem longe se vai...” Que sua voz continue ecoando, companheiro, em cada canto do planeta. Até que vejamos, enfim, homens e mulheres do povo festejando a alegria definitiva do Reino de Deus já aqui conosco!!

PELA PJMP DE MANAUS:

Falar de Alberto ao mesmo tempo em que é fácil se torna difícil. Homem grande no tamanho, mas também enorme em seu coração. Sua frase é sempre só alegria. E assim ele faz da sua vida e da de todos que estão ao seu redor uma festa, uma verdadeira alegria. Padre com grande amor aos pobres, respeita os humildes, incentiva para que possam sonhar, lutar e conquistar algo melhor na vida. O amor dele pela juventude é inexplicável e admirável. Com dedicação aos pobres e, em especial, aos jovens, no Brasil sentiu amor à primeira vista por uma pastoral chamada PJMP. Sua paixão foi tão grande que por onde passou fez questão de plantar a semente da PJMP. E não foi diferente quando chegou a Manaus. Falava com tanta empolgação e paixão que fez com que tantos outros jovens se apaixonassem e levantassem essa bandeira, a bandeira do amor. Aos poucos na área missionária ele foi ensinando o que é a pastoral e sua importância. Foi a cada dia formando sua base, fazendo com que os e as jovens da área missionária São Francisco entendessem que eles têm a cara da PJMP. Implantar a PJMP em Manaus não foi fácil, mas ele tinha convicção do que estava fazendo. Os desafios aos poucos foram transformados em frutos e hoje podemos dizer com certeza que valeu a pena, pois muitos frutos já foram colhidos. Alberto, a sua luta, sua insistência e teimosia despertaram muitos e muitas jovens a sonharem e lutarem  por um mundo melhor. Temos a plena certeza de que nós que fazemos parte da PJMP jamais o esqueceremos. Somos gratos pelo carinho e amor aos jovens, principalmente aos pobres da periferia que não vivem só de sonho, mas sobretudo, de realidade. A semente foi plantada e hoje tem muitos semeadores que vão continuar espalhando esse trabalho. Companheiro, valeu pela ousadia!

EM NOME DE TODOS E TODAS QUE FAZEM A PJMP DE TODOS OS CANTOS DO BRASIL:

Padre Alberto, retornas a tua terra com a certeza do dever cumprido ao longo destes muitos anos de vida dedicada aos e as jovens do meio popular. Nada nem ninguém jamais te impediu de estar junto a juventude, você sempre esteve ao nosso lado com seu carisma e força, além da sua eterna alegria. Sabemos que há tempo para tudo, para plantar e para colher. Sabemos que as sementes espalhadas por você foram muitas e se espalharam pelos quatro cantos do nosso Brasil! E hoje temos lideranças fortes fazendo a diferença em várias áreas de nossa sociedade, somos nós, jovens do meio popular.

Será para nós uma perca muito grande. E sabendo que é chegada a hora de dizer adeus, queremos que tenha a certeza de que estarás sempre presente em cada jovem do meio popular, na moçada de agora e em nós, os "Dinos". Fique certo de que sempre o teremos em nossas lembranças e corações. Que o Deus da vida te abençoe sempre, pois você é um discípulo que deixou sua terra e sua família para dedicar a vida por nossa causa, a causa dos pequenos, a causa do Reino. E isso sempre será lembrado com saudade.

Nós que fazemos a PJMP de todos os cantos do Brasil agradecemos de coração pela sua contribuição e dedicação, pois você, Alberto, que sempre dedicou sua vida aos mais pobres e excluídos, nos fortalecendo, lutando junto conosco, com seu jeito ALEGRE de ser é um exemplo de vida. Queremos dizer que a PJMP só teve a ganhar contigo, desde a base até o nacional, sempre nos contagiando com sua coragem, experiência, sonho e entusiasmo. Essas palavras são poucas e jamais expressarão o quanto sentimos por sua partida e o quão somos gratos(as) por sua enorme colaboração com nossa caminhada. O sonho continuará e esperamos um dia encontrá-lo novamente, de preferência no Brasil, para continuarmos tecendo a história juntos(as).

Obrigado(a) por tudo. Que Deus te abençoe nesse novo ciclo de sua vida. E saiba que estaremos sempre em conexão, pois enquanto o Reino de Deus não estiver construído aqui na terra, nós estaremos lutando para construí-lo juntos e juntas, sempre unidos(as) em Cristo Libertador. Com Muita Reza, Muita Festa e Muita Luta.

SÓ ALEGRIA ! NÓS SOMOS JOVENS DO MEIO POPULAR !!! 

O texto acima, com várias fotos da história de Padre Alberto Panichella, em formato do Word, também está disponível para ser baixado e impresso: CLIQUE AQUI !

Comentários