A PJMP assume sua posição política contra o retrocesso, pela democracia!

A política partidária é outra coisa
que não pode ser deixada de lado,
NÓS precisamos mudar esse sistema
que faz o povo viver sempre massacrado.
É a juventude do meio Popular... (ILEAÔ - Hino da PJMP)

 

Queridos companheiros e queridas companheiras da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Chegamos ao segundo turno de uma campanha eleitoral acirrada e decisiva para nosso País, duas realidades nos são apresentadas e com elas dois projetos antagônicos de governo. De um lado há o projeto encabeçado por partidos tidos historicamente como de esquerda e do outro um projeto que tenta se impor na base da mentira e do discurso de ódio. Precisamos tomar as rédeas da história, não podemos, nem devemos, desanimar nem nos contaminar com tanto discurso de ódio que ouvimos de uma parcela de nossa sociedade. É hora de assumirmos nossa escolha por uma candidatura consciente e também uma postura de campanha marcada pelo amor e esperança de que dias melhores virão para nosso povo, é necessário assumirmos nossa luta e resistência nas trincheiras da desigualdade e das tomadas de direitos ocasionado por um desgoverno golpista.

Enquanto jovens membros de uma pastoral acreditamos, antes de tudo, no projeto de vida apresentado e defendido pelo Jovem Nazareno, Cristo Libertador, que defende a dignidade humana opondo-se a qualquer forma de exclusão ou discriminação: “Pois eu tive fome e vocês me deram de comer, tive sede e vocês me deram de beber, fui estrangeiro e vocês me acolheram, necessitei de roupas e vocês me vestiram, estive enfermo e vocês cuidaram de mim, estive preso e vocês me visitaram” (Mateus 25, 35-37). Deus feito homem, Jesus Cristo se posicionava sempre do lado dos pequenos, dos excluídos. “Eu lhes garanto: Todas as vezes que vocês fizeram isso a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizeram” (Mateus 25, 40). Temos que ser reflexo de Cristo vivo e não nos desanimar perante os desafios sociais que afetam diretamente a população mais empobrecida, frutos de um sistema que mata e escraviza as minorias. Precisamos, assim como Jesus Cristo, caminhar junto aos pequenos, com os pobres e as mulheres.

Nossa inspiração mais recente vem das mulheres que sempre ousaram lutar e construíram mais um marco para a historia do País com a realização do grande ato do #ELENÃO realizado no dia 29 de setembro em todos os Estado do Brasil, no Distrito Federal e também em território estrangeiro. “Elas foram para a frente de todo o povo e conduziu as mulheres na dança” (Judite 15, 13). Nossas Marias e Madalenas foram às ruas se posicionar contra o ódio e espalhar o amor. Para dizer NÃO ao fascismo, a violência, a tortura e a retirada dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Dizer não a um projeto de governo que atenta contra vida e principalmente contra a vida da juventude empobrecida. O nosso projeto é dizer sim a vida: "Ele os resgata da opressão e da violência, pois aos Seus olhos a vida deles é preciosa" (Salmo 72, 14). Somos chamadas e chamados a olhar os avanços que obtivemos nesses últimos anos e não deixar que confundam nossas cabeças. É olhar para a realidade atual de nossos jovens que estão no primeiro emprego, nas universidades e aderir ao projeto que inclui a juventude viva nas praças e na cultura. Ver o mapa do Brasil que saiu da miséria pela primeira vez na história e das famílias que tiveram pelo menos três refeições por dia.

Olhar para a história da PJMP é perceber que muitos lutaram para estarmos aqui hoje, que acreditaram em um projeto político construído desde os grupos de base. Um projeto que vem sendo sucateado e ameaçado depois do Golpe de 2016. O ato de votar é um exercício de cidadania, precisamos acordar e não deixar que o Brasil seja dominado por mais um governo golpista que não representa o povo, apenas os interesses de uma classe que vive de privilégios. É hora de assumir nosso papel de cristãos e cristãs, nos comprometermos mais uma vez com o Evangelho e com o exemplo de Cristo. Chamados e chamadas a sermos Sal e Luz na construção do Reino de Deus: a própria Civilização do Amor. Assumamos a nossa responsabilidade e vamos as ruas. Por um Brasil Feliz de Novo. Fiquemos do lado democrático da história.

Sejamos Haddad e Manuela!

Sejamos 13!!!

“Entrar na luta é pra já, aleluia é pra depois!” (trecho do Credo das CEB's)

CNPJMP - Comissão Nacional de Jovens da PJMP
CNAPJMP - Comissão Nacional de Assessores da PJMP

Comentários

  Vamos apoiar  a luta da  PJMP  , combatendo a exclusão e a discriminação. As  cotas raciais  nas Universidades públicas,por exemplo, deveriam  ser uma prioridade.  Os jovens mais empobrecidos também precisam de apoio financeiro para  viver e estudar  com dignidade . Através  desse caminho a opressão,a violência e o ódio não terão vez.