Carta das Pastorais da Juventude do Regional Nordeste 2 em apoio a Dom Antônio Carlos, bispo de Caicó-RN

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 – CNBB NE 2
Comissão Episcopal Pastoral para as Juventudes – CEPJ NE 2
Pastorais das Juventudes – PJ´s

NOTA DE APOIO

20 de agosto de 2017

Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância [...] (Jo 10,10).

As Pastorais das Juventudes do Regional Nordeste 2 (PJMP, PJR, PJE e PJ) vêm tornar público o apoio incondicional ao bispo referencial das juventudes do nosso regional e bispo da Diocese de Caicó - RN, Dom Antônio Carlos Luz Cruz Santos.

Se há mais de dois mil anos, Jesus, o Filho de Deus, ousou contrariar os doutores da lei, os escribas, os fariseus e os reis assumindo uma postura libertária e tendo atitudes não conservadoras; por que, ainda hoje, Dom Antônio Carlos, está sendo apontado e perseguido por tornar os ensinamentos de Jesus possíveis e concretos nos dias atuais?

Quando Jesus curou o leproso (Lc 5, 13), quando Ele curou em um sábado (Jo 5, 16), quando Ele pediu água à mulher samaritana (Jo 4, 1-45); Ele estava indo de encontro a alguns costumes estabelecidos que, à época, só serviam para dividir e aumentar o ódio entre os povos. Ódio este que nos dias de hoje ainda presenciamos em negros, prostitutas, jovens, moradores em condição de rua, mulheres, homossexuais...

A fala de Dom Antônio Carlos, nosso Bom Samaritano, em sua homilia, no encerramento da festa de Sant’Ana, no dia 30 de julho, retrata uma Igreja que está aberta a novas discussões sem perder sua essência, seu credo, sua fé; a fala do bispo retrata uma Igreja que, assim como seu fundador, se preocupa mais com a pessoa humana e com a inclusão ao invés de rótulos estabelecidos por uma sociedade hipócrita e que prefere a divisão ao invés do acolhimento, que prefere apontar ao invés de ajudar, que prefere criticar ao invés de entender, que prefere segregar ao invés de aglutinar.

O ultraconservadorismo existente nos dias atuais está distanciando cada vez mais a humanidade dos ensinamentos de Jesus em nome de uma fé individualista e que não respeita o diferente; em nome de uma salvação individual sem se preocupar com o bem-estar do outro, da outra.

Apoiamos, de forma incondicional e veementemente, a fala do nosso bispo referencial das juventudes do Regional Nordeste 2 sobre o acolhimento. Afinal, não queremos ser uma Igreja que segrega, mas sim uma Igreja que acolhe e ama seus filhos e filhas, independente de sua orientação, identidade de gênero, raça ou classe social. Assim como Dom Antônio Carlos comungamos, sabemos e temos a convicção de que TODAS as vidas são dons de Deus.

Que a paz subversiva do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com tod@s vocês!

AMÉM, AXÉ, AWERÊ, ALELUIA, OXENTE!

PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR – PJMP
PASTORAL DA JUVENTUDE RURAL – PJR
PASTORAL DA JUVENTUDE ESTUDANTIL – PJE
PASTORAL DA JUVENTUDE – PJ