PJMP nos Regionais

A PJMP está organizada e/ou presente por meio de seus militantes, atualmente, em onze regionais da CNBB, sendo eles (clique neles para ver um pouco da história dos mesmos):

A PJMP também está trabalhando em um processo de articulação nos Estados de Roraima, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, e no Distrito Federal.

Em cada regional, a organização pastoral tem as suas especificidades. Contudo os objetivos e princípios metodológicos que norteiam a ação pastoral são os mesmos. Uma metodologia que busca:

a) contribuir para que os jovens adquiram a capacidade de pensar de forma autônoma, desenvolvendo uma visão crítica em torno do mundo e da vida;

b) ver o jovem em sua totalidade, em todas as suas dimensões: política, econômica, social, cultural, racial, de gênero e espiritual. Neste sentido, o corpo é manifestação de Deus;

c) contribuir para que os jovens tenham acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade. Isto significa permitir que se apropriem de informações, estudo, do saber já elaborado e a partir da sua vida, e possam produzir novos conhecimentos.

Articulações inter-regionais ou por bloco:

Desde o seu nascimento, a PJMP no Nordeste possuiu uma articulação em toda a região. Os encontros inter-regionais ou de bloco deram uma grande contribuição ao avanço da PJMP nesta região. Em outras regiões do país a experiência de articulação por bloco também foi importante instrumento na expansão da proposta da PJMP.

No Nordeste a primeira comissão inter-regional foi eleita por ocasião do 5º Encontro Inter-Regional da PJ do Nordeste realizado em Juazeiro da Bahia nos dias 27 a 30 de janeiro de 1982. Este encontro foi transformado pelos seus participantes em 1º Encontro Inter-Regional da PJMP do Nordeste (Conforme Relatório do 1º Encontro Inter-Regional da PJMP do Nordeste). A experiência de articulação por bloco no Nordeste foi mantida até os anos 90 (mais ou menos até 1994). (que regionais mantêm articulação por bloco).

 

MAPEAMENTO DA PJMP NO BRASIL

Clique nos ícones para saber mais sobre a PJMP em cada estado ou em cada grupo de base que enviou seus dados para a equipe de comunicação.
Para mover o mapa, clique nas setas ou clique-segure-arraste o mapa.
Para mudar o tamanho, clique em "+" (aumentar) ou "-" (diminuir), ou role o botão do meio do mouse.

Seu grupo de base da PJMP não aparece no mapa???
Então CLIQUE AQUI e forneça o máximo de informações que for possível.
Em breve publicaremos o local e alguns dados do seu grupo!

 

Este mapeamento foi iniciado em janeiro de 2008 a partir do relato de militantes presentes na reunião ampliada da PJMP em Aparecida de Goiânia e completado nas articulações, conversas, e-mail trocado com lideranças de estaduais e de base.

A situação relatada não representa com detalhes a totalidade da caminhada. É apenas uma iniciativa para visualizarmos minimamente a PJMP nos estados e dioceses e organizarmos nossa ação pastoral.

Caso haja informações que você queira partilhar conosco, envie um e-mail relatando as informações para [email protected] e [email protected] e atualizaremos o mapa o mais rápido que pudermos!