Educação e Consciência: Aprender-Ensinar-Reinventar

EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA: APRENDER-ENSINAR-REINVENTAR

João Santiago

            No dia vinte e nove de Janeiro de 2012, a equipe de coordenação do Cursinho COM CIÊNCIA, se reuniu para planejar as atividades deste ano. O COM CIÊNCIA é uma iniciativa popular que acontece desde o ano de 1999. É um cursinho pré-vestibular alternativo e visa preparar jovens de todas as idades para viver a liberdade. Liberdade que tanto a buscamos como dela fugimos. Livres e cientes dos limites de nossa liberdade, inacabados e conscientes de nosso inacabamento, assim poderemos sonhar os sonhos possíveis. É alternativo porque teima em entender a educação como direito de todos e de todas. Recusa-se radicalmente a aceitar a ideia corrente na escola e na sociedade atual da educação como mercadoria. “Ensinar e aprender são assim momentos de um processo maior – o de conhecer, que implica re-conhecer” (FREIRE, 2009, p. 47). Tem, portanto como ponto de partida, a aprendizagem, já que todos (as) aprendem, e não o ensino, que nos leva acreditar que uns sabem e ensinam a outros que não sabem. Assim, com este conceito de educação, preparando homens e mulheres para a vida, torna-se possível e mesmo necessário nos prepararmos para o vestibular.

            O encontro aconteceu no Centro Comunitário e de Proteção Alimentar Pe. Miguel – CECOPAM – na Vila São Pedro. O ponto forte do diagnóstico feito pelos (as) educandores (as) que na parte da manhã debruçaram-se sobre a história do cursinho, avaliando-o, foi o alto índice de aprovados nos principais vestibulares de Curitiba. A certeza de que valeu a pena. Ainda a convicção de está mais que simplesmente preparando para passar no vestibular, estamos preparando pessoas para mudar o mundo. Pessoas conscientes de seu papel e do papel da educação. Esta deve despertar naquelas o senso crítico, a curiosidade epistemológica, a criatividade. O compromisso com a mudança. A fé-política regada pela esperança de que, “Mudar é difícil, mas é possível” (FREIRE, 2004, p. 81). A educação para a liberdade exige vocação e uma relação humana e humanizadora entre educandos e educadores. O que resulta em um termo novo, educandores. Todos (as) somos educandores (as). 

 

Trata-se de uma iniciativa humanista e comunitária, sem fins lucrativos financeiramente e que tem feito a diferença para muitos (as) jovens filhos (as) das comunidades e que não podem pagar os cursinhos tradicionais. Venha e traga seus saberes para nos enriquecermos juntos. Nossa proposta é conhecer as contradições da educação e explicitar seus conflitos, uma vez que, como diz o professor Álvaro Vieira Pinto,

A educação é por natureza contraditória, pois implica simultaneamente conservação (dos dados do saber adquirido) e criação, ou seja, crítica, negação e substituição do saber existente. Somente desta maneira é profícua, pois do contrário seria a repetição eterna do saber considerado definitivo e a anulação de toda possibilidade de criação do novo e do progresso da cultura, (V. PINTO, 1997, p. 34).   

 

            O Cursinho COM CIÊNCIA nasceu e se mantém com o principio ético de ser um lugar de aprender. Escola de humanização e de educar para o diálogo e para a liberdade. Perseguimos alcançar este referencial freireano e poder sempre dizer esperançosamente que, “Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens (e mulheres[1]) que, em comunhão, buscam saber mais”, (Freire, 2006, p. 93). Saber mais, não só para poder mais, mas para ser mais, reafirmamos. Aqui a vida está em primeiro lugar.

Informes: 

            As aulas do ano de 2012 começarão no dia 09 de Abril e as matrículas serão nos dias 12 e 19 de Março, das 19h00 às 20h30. São ambos os dias, segundas feiras. O local onde o COM CIÊNCIA está instalado desde que nasceu é dentro do pátio da Paróquia São Pedro Apostolo, nas salas adjacentes ao ginásio, próximo do coreto. A Paróquia São Pedro Apóstolo faz fundos com o Colégio São Pedro, na esquina da Rua Primeiro de Maio, na Vila São Pedro. É neste lugar que serão feitas às inscrições. O valor das inscrições é simbólico e custa R$ 25,00. Assim como o valor da mensalidade que custará também simbolicamente, R$ 60,00. Os contatos para informações e inscrições serão com a Fátima Felis, pelo telefone, 3346-8900 e 3349-9808. Ou pelo celular, 8428-5470. Ou ainda pelo e-mail, [email protected] para maiores informações e esclarecimentos. As terdes também será possível contato com a Val, pelo telefone, 3346-6252, no CECOPAM.  

Bibliografia:

- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra 44º Edição, 2005.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. Edição MST, 2004.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra 16ª Edição, 2009.

- PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições Sobre Educação de Adultos. São Paulo: 10ª Edição, 1997.

* João Santiago.  Teólogo, Poeta e Militante.

Mestrando em Teologia pela PUCPR.

Coordenador pedagógico do Cursinho COM CIÊNCIA.

[email protected]

(41) 9865-7349 - TIM



[1] Parênteses nossos.

 

Comentários

 ...Quantos sonhos sonhados juntos dentro de uma sala de aula, quantos desejos essa sala pode suportar? Acredito que uma simples sala abriga a mais perfeita simetria existente no Planeta, a simetria do saber e do ensinar e digo mais ensinar juntos, quem não aprende não é capaz de ensinar e quem não ensina jamais terá a capacidade de aprender...! Valeu Santiago, seu texto sobre nosso Menino dos Olhos Com Ciência expressa nosso sentimento de busca e conquista, a conquista que se reflete em nossos resultados positivos não somente nos vestibas mas seres humanos com um olhar diferente para a vida...!

Abração;
Julio Felis
Educador Com Ciência
[email protected]