Grupo traz história do Contestado em celebração da comunidade

SÃO MIGUEL DO OESTE\SC

O grupo de base ‘Tribo da Perifa’ da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), trouxe um pouco da história do Contestado, numa celebração mediada pelo Padre Reneu Zortea na manhã de domingo, dia 27, na comunidade São Francisco de Assis, periferia de São Miguel do Oeste-SC que se mostra unida e com um bom número de jovens.

Conforme Fabiula Karla Fergutz, militante da PJMP: “A maioria das pessoas não sabiam que tinha ocorrido um massacre contra os camponeses pelas mãos do Estado, foi um genocídio do povo caboclo e não Guerra do Contestado como é propriamente dito!”

Segundo ela: “Poucos se identificaram como descendentes de caboclos, mas algumas pessoas falaram que seus pais e avós contavam do Contestado, só que com o passar do tempo foi sendo esquecido por elas mesmo.”

Fabiula ressalta ainda: “É importante trazer as lutas dos povos oprimidos cada vez mais pra dentro da igreja, pra falar dos esquecidos que lutaram bravamente no decorrer da história se tornando sujeitos na luta pela vida e contra o sistema opressor. E o papel do jovem ta aí, ajudar a diferenciar os encontros da comunidade nas celebrações de domingo, também contribuindo na animação, mas é importante que a juventude não fique só rezando, é preciso se movimentar, se posicionar em defesa dos povos, dos marginalizados pelo sistema capitalista”, completa.

Participaram da celebração, os representantes da Tribo da Perifa: Paulo Fortes, Dessa Tuni, Alex Tuni, Alexandre Barbosa, Sandro Rodriguez, Diego Bido, Natalia Hoffmann, Carlos Henrique Anderle.

Texto de Eliezer A. de Oliveira e fotos de Paulo Fortes e Carlos Andrade enviados por Claudia Weinman - Comunicação PJMP\PJR-SC - (49) 91654037 - [email protected]