Chega ao fim a primeira etapa da Escola Nacional de Formação José Adelar Nunes

O mundo não é. O mundo está sendo, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre, mas de quem intervém como sujeito do que virá a ser”.
Paulo Freire

COMISSÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB PASTORAIS DA JUVENTUDE DO BRASIL – PJB

Pastoral da Juventude do Meio Popular- PJMP

 

Foi com muita alegria, poesia, folia, mística, arte, festa e estudos que se realizou a I etapa da Escola de Formação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - José Adelar Nunes de 18 a 24 de julho de 2010, em Aparecida de Goiânia, Goiás no coração do cerrado.

A Escola teve seu conteúdo programático divido em três blocos sendo eles:

Juventude, fé e política assessorado por Moisés Aragão, do Movimento Fé e política de Manaus-AM. O segundo, Análise de conjuntura com recorte de juventude: teve como assessor Mauro Kano, do Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. O terceiro: Teorias sociais: teve como assessora Ana Rita Marcelo de Castro, Historiadora, presidente do Conselho Estadual da Mulher e militante da PJMP.

A escola orientou-se pela metodologia e pedagogia freiriana, intercalando de forma dinâmica, dialética e lúdica, teoria e prática. Tivemos também a presença de Aline Flávia, professora de Educação física (UFG) e militante da PJMP facilitando a oficina de teatro, onde foi trabalhada a proposta de Brecht.

Segundo relatos de alguns/as jovens, a Escola foi um momento de formação, troca de experiências entre os/as jovens participantes de dez (10) estados representados, o que fez com que a Escola alargasse mais os horizontes dos/as jovens na busca por luzes e pistas que viessem ajudá-los/as na construção de metodologias e estratégias à luz do evangelho de Jesus Cristo, que nos orienta a transformar e intervir na realidade por meio de uma prática libertadora, para atuar junto com os/as jovens do Meio Popular.

Na quinta-feira a noite Pe. Dirceu (CPT) celebrou conosco a vida da juventude, lembrando do nosso compromisso com a missão do evangelho e com as lutas sociais, em especial nesse momento, com o plebiscito a favor da limitação da propriedade no Brasil.

Certo de que a nossa missão enquanto pastoral que caminha com Jesus e com os/as jovens é de anunciar e construir um “Outro mundo possível” temos a certeza de que as sementes foram lançadas em solo fértil e que os/as jovens que participaram da Escola serão anunciadores, multiplicadores e apóstolos das “boas novas” escutadas, sentidas e experiênciadas, na I Etapa da Escola Nacional - José Adelar Nunes- da PJMP.

 

Na paz de Cristo, na esperança e na certeza de trabalharmos por outro mundo possível, necessário e urgente na defesa da vida da juventude.

 

À Coordenação da Escola Nacional da PJMP - José Adelar Nunes

 

Aparecida de Goiânia - GO, 23 de julho de 2010.