Congresso de 30 anos da PJMP no Ceará

VISITE: pjmpceara.blogspot.com E VEJA MAIS TEXTOS E FOTOS DO CONGRESSO

CARTA COMPROMISSO
DO CONGRESSO REGIONAL
DE 30 ANOS DA PJMP NO CEARÁ

Nós jovens iniciantes, militantes e assessores da Pastoral da Juventude do Meio Popular participantes do Congresso Regional da PJMP nos seus 30 anos de vida, luta e resistência no Ceará, vimos reafirmar nosso compromisso com essa pastoral tão querida e valorosa na nossa vida, enquanto jovens empobrecidos (as) do campo e da cidade.

A PJMP nos encanta com seu dinamismo, simplicidade, respeito, igualdade, em suas diversas expressões culturais, na sua animação, alegria, visão libertadora e transformadora na busca de uma sociedade justa e fraterna. O acolhimento e a forma afetiva a todos, independente de qualquer diferença que exista, nos fortalece e encanta também por nos proporcionar a vivência da mística do Cristo no meio dos empobrecidos(as), tornando diferente a nossa forma de rezar, alimentando a nossa espiritualidade e nos fazendo expressar um novo jeito de sermos Igreja.

A PJMP nos faz ver um Deus que é amor, justo, piedoso, que nos acolhe e nos ama exatamente do jeito que somos. Ajuda-nos a acreditar e conhecer a Igreja dos(as) pobres, em comunhão com o Criador e as criaturas, mudando nossa visão do Cristo que é muito mais vivo e comprometido com as lutas sociais, o que nos torna mais abertos para o trabalho com os grupos de base, vivenciando nossa espiritualidade e nos incluindo na sociedade para transformá-la.

A PJMP nos encoraja a encarar a realidade do cotidiano como jovens na conquista de nossos direitos, tornando-nos mais críticos com uma melhor leitura da realidade social e política, e motivados (as) para a participação nas lutas sociais, sendo assim protagonistas comprometidos com os excluídos e excluídas.

Nesses 30 anos de existência temos lutado pela evangelização, pela terra, por moradia, por uma Igreja mais atraente, pelo acesso às políticas públicas, pela melhor convivência com o semiárido e respeito ao meio ambiente, pelos direitos de inclusão social. Somos presença nas associações comunitárias, nas romarias, nas manifestações de 1º de Maio, bem como no Dia Internacional das Mulheres, no Grito dos excluídos(as) e no Dia Nacional da Juventude. Criamos em conjunto com as outras pastorais de juventude do Brasil a Campanha nacional contra a violência e o Extermínio de Jovens.

No cenário social, político, econômico, cultural e eclesial que nos encontramos dentro do sistema capitalista em sua crise estrutural, o pouco apoio financeiro, o comodismo, a dependência química, as ofertas alienantes, as muitas formas de extermínio da juventude, a pouca confiança na comunidade, a indiferença, a mídia e o consumismo exagerado tem sido para nós grandes desafios enfrentados.

Reafirmamos neste dia celebrativo o nosso compromisso com as causas populares, com a Teologia da Libertação, com um novo jeito de trabalhar com a juventude sem perder a identidade de PJMP, com as missões populares, com a formação de novos jovens nos grupos de base, possibilitando o seu engajamento nos movimentos e grupos sociais e ambientais, com a arte como meio de transformação, com o incentivo e fortalecimento da vivência da espiritualidade e com a busca de formas de sustentabilidade para nossa autonomia.

Estamos fortalecidos (as), motivados (as), revigorados (as) e pedimos as bênçãos do Deus Javé que continue nos acompanhando na nossa busca pela implantação do seu reino aqui e agora, e que venham mais 30, 60 e muitos e muitos anos de Pastoral da Juventude do Meio Popular em todos os cantos do Ceará, do Brasil e do mundo.

Amém, axé, awere, aleluia!
Ubajara, CE, 24 de julho de 2011

SUBSÍDIO PARA GRUPOS DE JOVENS DO CONGRESSO DE 30 ANOS DA PJMP NO CEARÁ:
http://www.4shared.com/document/gNCI91Su/subsdio_para_grupos_de_jovens.html

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++
NOTÍCIAS DO CONGRESSO
++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

http://www.informegeracao.com/2011/07/30-anos-da-pjmp-no-ceara.html

quarta-feira, 27 de julho de 2011

30 anos da PJMP no Ceará

De 21 a 24 de julho de 2011, foi realizado na cidade de Ubajara, Diocese de Tianguá, o Congresso Regional da Pastoral da Juventude do meio popular. O terceiro dia de Congresso contou com oficinas temáticas onde foram abordadas os seguintes temas: Trem da história, PJMP e Ecologia, Afetividade, Educação Popular, Espiritualidade Libertadora, Relações de Gênero e Expressões Culturais. As oficinas foram facilitadas por ex-militantes e por representantes de instituições parceiras da PJMP. No período da tarde foi feita a socialização dos trabalhos nas oficinas. No fim do dia a juventude presente no congresso pode participar de uma vigília que foi presidente por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Sobral, Zé Vicente e por Pe. Rocélio. Na oportunidade Dom Odelir abençoou a todos os casais por meio da união de Nívea e Marcos, membros da Coordenação Paroquial de Ubajara. Fechando a noite do terceiro dia foi realizada uma Feira de Economia Solidária, promovida pela Rede Cáritas animada pelo Show do  cantor Zé Vicente que embalou a juventude com algumas canções que marcaram a sua carreira.

DSCF4263

O Informe gerAção acompanhou a caravana da Diocese de Iguatu. Com participantes das cidades de Piquet Carneiro, Acopiara, Icó, Cedro, Mombaça, Cariúis e do distrito de Pedra Branca Minerolândia.

DSCF4055DSCF4078

Fotos por Denison F. Vieira

Texto e mais informações no pjmpceara.blogspot.com/

Nota do Editor

Além do evento aproveitei para mostrar um pouco da beleza de Ubajara-CE através das lentes. Tive o prazer de visitar o parque nacional, o santuário da Mãe Rainha, que por sinal tem um dos jardins mais bonitos que já vi. Aliás a profissão de jardineiro está em alta em Ubajara a todo momento podemos ver jardins da mais alta complexidade e beleza. Um lugar incrível. Mas devo confessar que achei que iria passar mais frio, talvez a energia da PJMP tenha esquentado o lugar.

Mais fotos clique aqui

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=56376&langref=PT&...

 

APRESENTAÇÃO

Irmãos e irmãs na caminhada, axé!!!

É com grande alegria que chegamos até vocês, companheiros (as) militantes e jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, religiosos (as) e agentes de pastorais do nosso regional para juntos celebrarmos os 30 anos da PJMP no Ceará na Diocese de Tianguá.

Com o tema: "PJMP – 30 anos de fé e vida no Ceará” e o lema: "Em nossas mãos um sonho em mutirão” queremos renovar nossa história, reanimar a militância e semear no coração dos novos jovens o sentimento de encantamento, paquera e de namoro com nossa pastoral assumindo o seguimento e discipulado do jovem Nazareno. Para assim fazer cada vez mais da PJMP um rosto de ousadia profética diante das diversas transformações na Igreja e na sociedade, nos impulsionando a enfrentarmos os novos desafios e reafirmar o testemunho de ternura e resistência junto aos jovens do meio popular.

Este subsídio foi elaborado "a muitas mãos” tendo como objetivo ser um instrumento de animação dos nossos grupos de base em preparação para o Congresso Regional da PJMP.

Animados pela fé, façamos cada vez mais linda a nossa história, esperamos a todo (as) em Ubajara "Terra do Senhor da canoa” sob a as bênçãos de Nossa Senhora Sant’ana - Padroeira da Diocese de Tianguá e São José – Padroeiro da cidade de Ubajara e do Estado do Ceará

Laudiano Silva
Secretario Regional da PJMP

ORAÇÃO DOS 30 ANOS DA PJMP NO CEARÁ

Ó Deus, Pai e Mãe de todos nós, acolhe em teu colo fraterno nossa caminhada destes 30 anos de fé, luta e vida na "terra da luz”.

Queremos a ti Javé, elevar nossa prece, nosso canto e nossa arte para agradecer pelo dom da vida.

Eis-nos aqui, jovens do campo e da cidade de todos os recantos do estado do Ceará. Unidos (as) nesse grande mutirão conduzido pelo Mestre da criação.

Pedimos-te, Senhor, que sacie nossa fome não só de pão, mas também de justiça. Para que a juventude possa celebrar a vida de forma mais plena, buscando horizontes transformadores.

Eis-nos aqui Senhor para comemorar 30 anos de amor, ternura, ousadia, resistência e missão da nossa encantadora Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Queremos unir a nossa voz aos povos nativos do Ceará na terra do "Senhor da Canoa”, para rezar, cantar e festejar numa grande ciranda em defesa da vida, anunciando profeticamente: chega de violência e extermínio de jovens!

Eis-nos aqui Senhor, para partilhar sonhos e conquistas. E ao lado dos (as) jovens que são excluídos (as) e marginalizados (as), queremos ser solidários (as) nas suas lágrimas e nas suas dores, sendo sal e luz para a construção da cultura de paz e do Reino de Deus. Para tanto, Senhor, dai-nos a coragem necessária para não nos calarmos diante dos opressores, pois temos que denunciar e contribuir na construção de uma civilização de Paz e Vida mais digna para toda a juventude que é plural e por isso mesmo tão bela.

Eis-nos aqui Senhor, para pedir que dê-nos força e coragem para que não cansemos de nos indignar, a cada dia, diante das exclusões que percebemos nesta sociedade injusta, focada no lucro e não na promoção da pessoa humana. Fazei-nos ser a tua voz e a tua ação neste chão. Fazei-nos sujeitos (as) de transformação.

Nossa Senhora Sant’ana - Padroeira da Diocese de Tianguá e São José – Padroeiro da cidade de Ubajara e do Estado do Ceará, terra do Beato Zé Lourenço, da Beata Maria de Araújo, de Pe. Ibiapina, de Frei Tito de Alencar e de tantos mártires da caminhada da Igreja povo de Deus, rogamos que iluminem e abençoem o Congresso dos 30 anos da PJMP.

Senhor da vida e da história, queremos ouvir sua voz e sentir o fogo do teu Santo Espírito, para não deixar a chama da esperança e da utopia se apagar. Conserve a PJMP do Ceará (e de todo o Brasil) firme na esperança e solidária junto à juventude empobrecida para continuar a sua caminhada levantando a bandeira do amor.

Eis aqui Senhor, a juventude do meio popular do Ceará, reunida para recordar a história, viver a memória, sonhar e fazer um mundo novo!

Amém, Axé, Auerê, Aleluia.

Produção coletiva
(Messias Pinheiro – Diocese de Iguatu, Chiquinho – Diocese de Sobral, Jesuana Prado – Arquidiocese de Fortaleza, Lorena – Diocese de Iguatu, agora em Pernambuco)

Leia o documento na íntegra.

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

http://pjmpceara.blogspot.com.br/2011/07/resumo-do-1-dia-do-congresso-re...

RESUMO DO 1º DIA DO CONGRESSO REGIONAL DA PJMP NO CEARÁ

Com muita festa, muita luta e muita reza, teve início na noite desta quinta-feira  (21/07) o CONGRESSO REGIONAL DA PJMP, um sonho construído a muitas mãos com jovens de todos os recantos do Ceará. O congresso está sendo sediado na cidade de Ubajara, "Terra do Senhor da Canoa" sob proteção de São José, Padroeiro desta terra e do estado do Ceará.

Durante os quatro dias o congresso estará contando com a presença de Dom José Odelir Magri (Bispo de Sobral) e Dom José Luis (Bispo Auxiliar de Fortaleza e Bispo da Juventude na CNBB do regional), Eric Moura (Secretário Nacional da PJMP no Brasil e Militante da PJMP da Arquidiocese de Manaus), Laudiano Silva (Jovem Secretário Regional da PJMP do Ceará e Militante da Pastoral na Arquidiocese de Fortaleza) e do Cantor Zé Vicente (Artista Popular). Cerca de 200 jovens vindos de diversas regiões do estado do Cerca estarão partilhando experiências, sonhos, lutas, reavivando a fé e fortalecendo a caminhada da PJMP no Ceará, estão participando também diversos padres, religiosos, assessores da juventude, militantes e ex-militantes da PJMP, artistas locais, representantes de outras pastorais e movimentos a nível regional e nacional.

O 1º dia do congresso contou com uma Celebração Eucarística, onde na oportunidade foi realizada uma caminhada da luz com a participação dos jovens que vieram representando os grupos de jovens e da comunidade de Ubajara, que caminharam por algumas ruas da cidade em direção ao Ginásio Poliesportivo onde foi dado continuidade a celebração que foi realizada num clima de muita festa e muita reza em comemoração aos 30 anos da PJMP no Ceará. Pe. Rocélio da Diocese de Tianguá fez a homilia ressaltando a ternura e resistência que marcaram a história da PJMP no regional, destacando os desafios para fazer cada vez mais da PJMP um rosto profético em busca do Reino de Deus.

O congresso está tendo objetivo recordar história, viver o presente e sonhar o futuro da PJMP no Ceará. A programação contará com Celebrações Eucarísticas, oficinas temáticas, show com Zé Vicente e artistas locais, encerrando-se com uma grande Romaria em defesa da vida da juventude na manhã do domingo dia 24 de julho.

O momento de abertura do congresso foi encerrando com uma grande ciranda formada por todos os jovens que estão representando os grupos da PJMP no regional, que foram animados pela Banda Raça que embalou a juventude com canções que marcaram a caminhada da PJMP no Ceará.

Veja abaixo algumas fotos do 1º dia

 

Chiquinho Assessor Metodológico do Congresso

 

Caminhada das Luzes

 

Caminhada das Luzes

 

Celebração Eucarística

Celebração Eucarística

 

Grupo AJURI

 

Grupo JUNAP

 

 

Celebração Eucarística

 

Celebração Eucarística

 

Dom José Luiz - Bispo Referencial da Comissão para a Juventde do Regional Nordeste 1

 

Laudiano - Secretário Regional da PJMP 

 

Ação de Graças

 

Ação de Graças

 
 

Ação de Graças

http://pjmpceara.blogspot.com.br/2011/07/resumo-do-2-dia-do-congresso-re...

RESUMO DO 2º DIA DO CONGRESSO REGIONAL DA PJMP NO CEARÁ

 
 
O segundo dia do Congresso Regional da PJMP no Ceará que está sendo realizado na cidade de Ubajara teve início com um momento de mística sendo conduzido pela juventude da Diocese de Iguatu. Durante o momento houve uma motivação para refletir sobre os desafios e o futuro da PJMP no Ceará. Dando continuidade foi formada a mesa de abertura do congresso que contou com a participação de Dorinha (Assessora da PJMP e Técnica da Cáritas Diocesana de Sobral), Rosinha (Assessora da PJMP de Fortaleza), Eric Moura (Secretário Nacional da PJMP) e Dom José Luiz (Bispo Referencial da Comissão Episcopal para a Juventude do Regional Nordeste 1). O debate girou em torno da história e identidade da PJMP, Igreja e Juventude, e articulação nacional da PJMP. Na parte da tarde foi realizada uma “Ciranda da partilha” onde os congressistas refletiram as seguintes dimensões: PJMP na vida da juventude, militantes e assessores; Vida da PJMP na Igreja e na sociedade; Princípios e compromissos na vida da PJMP. Em seguida os grupos socializaram o resultado da partilha com a plenária.
 
Encerrando os trabalhos, vivenciamos um momento de mísitica que foi conduzido por Zé Vicente, que fez memória dos 30 anos de caminhada da PJMP que faz parte de sua história onde celebramos em conjunto os 30 anos da canção "Povo novo". Este momento foi marcado por um sentimento de encantamento e ressignificação da PJMP, motivando e fortalecendo uma ação profética e missionária com a juventude do meio popular.
 
No fim do dia foi realizada uma noite cultural que contou com apresentação de um grupo de teatro da cidade de Ubajara, animação com as Bandas Querubins, Raça Jovem e recital de poesias do livro "Poemas, poesias... sentimenos..." de autoria de Messias Pinheiro (Assessor Diocesano da PJMP de Iguatu.)
 

Momento de mística

 

Mesa de abertura

 

Rosinha - Assessora da PJMP de Fortaleza

 

Eric Moura - Secretário Nacional da PJMP

 

Eric Moura - Secretário Nacional da PJMP

 

 

 

 

 

Dom José Luis

 



Dom José Luiz



Laudiano - Secretário Regional da PJMP

 

 

Pe. Diniz e Dom José Luiz

 

 

Pennen - Secretário Diocesano da PJMP de Sobral

 

 

 




Rosinha - Assessora da PJMP de Fortaleza



Zé Vicente

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

http://cebscearan1.blogspot.com.br/2011/07/pjmp-inica-congresso-em-ubaja...

PJMP INICIA CONGRESSO EM UBAJARA - CE

Com muita festa, muita luta e muita reza, teve início na noite desta quinta-feira (21/07) o CONGRESSO REGIONAL DA PJMP, um sonho construído a muitas mãos com jovens de todos os recantos do Ceará. O congresso está sendo sediado na cidade de Ubajara, "Terra do Senhor da Canoa" sob proteção de São José, Padroeiro desta terra e do estado do Ceará.
 
Durante os quatro dias o congresso estará contando com a presença de Dom José Odelir Magri (Bispo de Sobral) e Dom José Luis (Bispo Auxiliar de Fortaleza e Bispo da Juventude na CNBB do regional), Eric Moura (Secretário Nacional da PJMP no Brasil e Militante da PJMP da Arquidiocese de Manaus), Laudiano Silva (Jovem Secretário Regional da PJMP do Ceará e Militante da Pastoral na Arquidiocese de Fortaleza) e do Cantor Zé Vicente (Artista Popular). Cerca de 200 jovens vindos de diversas regiões do estado do Cerca estarão partilhando experiências, sonhos, lutas, reavivando a fé e fortalecendo a caminhada da PJMP no Ceará, estão participando também diversos padres, religiosos, assessores da juventude, militantes e ex-militantes da PJMP, artistas locais, representantes de outras pastorais e movimentos a nível regional e nacional.
 
O 1º dia do congresso contou com uma Celebração Eucarística, onde na oportunidade foi realizada uma caminhada da luz com a participação dos jovens que vieram representando os grupos de jovens e da comunidade de Ubajara, que caminharam por algumas ruas da cidade em direção ao Ginásio Poliesportivo onde foi dado continuidade a celebração que foi realizada num clima de muita festa e muita reza em comemoração aos 30 anos da PJMP no Ceará. Pe. Rocélio da Diocese de Tianguá fez a homilia ressaltando a ternura e resistência que marcaram a história da PJMP no regional, destacando os desafios para fazer cada vez mais da PJMP um rosto profético em busca do Reino de Deus.
 
O congresso está tendo objetivo recordar história, viver o presente e sonhar o futuro da PJMP no Ceará. A programação contará com Celebrações Eucarísticas, oficinas temáticas, show com Zé Vicente e artistas locais, encerrando-se com uma grande Romaria em defesa da vida da juventude na manhã do domingo dia 24 de julho.
O momento de abertura do congresso foi encerrando com uma grande ciranda formada por todos os jovens que estão representando os grupos da PJMP no regional, que foram animados pela Banda Raça que embalou a juventude com canções que marcaram a caminhada da PJMP no Ceará.
 
Saiba mais sobre o evento AQUI 
 
FONTE: blog da PJMP

 

+++++++++++++++++++++++++++++++

http://pjmpceara.blogspot.com.br/2011/06/equipe-ampliada-do-congresso-se...

EQUIPE AMPLIADA DO CONGRESSO SE REUNI EM UBAJARA

A Equipe Ampliada do Congresso Regional da PJMP no Ceará está reunida neste final de semana em Ubajara (25 e 26 de Junho) para deliberar sobre os encaminhamentos do congresso em comemoração aos 30 anos da PJMP no Estado. A Equipe Ampliada tem se reunido desde o ano passado para organizar a infraestrura e metodologia do Congresso. O Congresso será realizado na cidade de Ubajara, de 21 a 24 de julho e contará com a participação de 400 jovens de todo o estado.