CEBs no Paraná: Justiça e Profecia a Serviço da Vida

Comunidades Eclesiais de Base no Paraná: Justiça e Profecia a Serviço da Vida.

Assim foi que aconteceu, este foi o clima, este foi o sentimento e esta foi a sensação que ficou. Uma Igreja profética e missionária, comprometida com a vida e disposta a agir no mundo para transformá-lo. Entre os dias 28 e 30 de Abril de 2012, na cidade de Jacarezinho, no Norte Pioneiro paranaense, aconteceu o VI Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base no Paraná – CEBs-PR. A Diocese de Jacarezinho é a segunda Diocese criada no Estado do Paraná, tendo hoje 80 (oitenta) anos e sendo mais nova apenas que a Diocese de Curitiba. Meio a uma declaração profética de que o trem das CEBs  não pode parar, vivemos momentos de graça, de profecia e de grande ardor missionário. Com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida” e com o lema “CEBs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”, a Igreja no Paraná, com grande participação da juventude, que fez a diferença,  engatou o sexto vagão em seu trem.

Trem que já partiu rumo ao XIII Intereclesial nacional, (07 a 11 de Janeiro de 2014) em Juazeiro do Norte no Ceará. Com a participação de 650 delegados (as), conforme se convencionou chamar os participantes do Intereclesiais, todos (as) acolhidas pelas famílias de Jacarezinho e municípios vizinhos. Celebramos os cinqüenta anos da caminhada da Igreja, a partir do Concílio Vaticano II, (11.10.1962 - 08.12.1965). Celebramos as quatro Conferências Episcopais Latino-Americans, pós-Conciliar, Medellín, 1968; Puebla, 1979; Santo Domingo, 1992; e Aparecida, 2007. As quatro províncias enviaram catorze das dezoito dioceses que estiveram presentes e atuantes em nosso encontro. Foi significativa também a participação dos cinco Bispos que, desta vez, além de presentes, foram verdadeiramente pastores e caminharam, cantaram e profetizaram com todo o povo.

As CEBs são Igreja peregrina, caminheira, andarilha, para usar um termo de Paulo Freire, criador e responsável da pedagogia que orienta este antigo e sempre novo jeito de ser Igreja. Assim, da mesma forma que celebramos a memória dos mártires, nos preparamos para celebrar a Santíssima Trindade, no dia 03 de Junho, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, no Cajuru. Assim nos fazemos Igreja, “Comunidade de Comunidades”, como diz o Documento da Conferência de Aparecida.

Curitiba, 05 de Maio de 2012.

Salete Bagolin Bez, Historiadora e coordenadora das CEBs na Província de Curitiba.
João Santiago. Poeta e Militante.