"DECLARO ABERTO O 4º CONGRESSO DA PJMP"

 

A Celebração de abertura do 4º Congresso Nacional da PJMP aconteceu em clima de festa e muita alegria. Em comunhão com o 3º Congresso Nacional da PJR, mais de três mil jovens estiveram reunidos ontem à noite no Parque do Cordeiro, cidade do Recife, para dar início a quase uma semana de conferências, oficinas, celebrações e shows culturais.

Durante a Missa os jovens demonstraram sua fé através de cantos, danças e símbolos que expressavam suas lutas no campo e na cidade. Frutos da terra se misturaram aos símbolos do frevo e ao som do maracatu, ofertando ao Deus da vida o trabalho e a esperança de jovens de todo o Brasil.

Na procissão de entrada os 20 estados presentes foram representados por suas bandeiras. Cartazes com os homenageados – D. Hélder, Pe. Henrique, D. Lamartine e Frei Jessé – foram também apresentados no início da Celebração.

 
 
A Santa Missa foi presidida por Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que após os ritos finais declarou oficialmente ""Declaro aberto o 4º Congresso da Pastoral da Juventude do Meio Popular". Seguiram-se uma chuva de aplausos e manifestações de alegria de toda a juventude presente.
 
Também concelebraram a Eucaristia D. Fernando Saburido, arcebispo anfitrião que acolhe os dois congressos na Arquidiocese de Olinda e Recife, e D. Genival Saraiva, bispo da Diocese de Palmares e Presidente do Regional Nordeste II da CNBB, além de padres e diáconos que acompanham mais de perto estas Pastorais em diversos cantos do Brasil.
 
A celebração terminou embalada ao ritmo dos hinos dos congressos e na efervescência do Ileaô, hino oficial da PJMP. Confira o vídeo e as fotos a seguir.