Noventa e dois anos do nascimento de Irmã Araújo

NOVENTA E DOIS ANOS DO NASCIMENTO DE IRMÃ ARAÚJO

            Hoje são 25 de Janeiro de 2012, é um dia de quarta feira tipicamente curitibano. Já fez calor e esfriou várias vezes. Já quase choveu e o sol já brilhou, fazendo arder à pele da gente branca desta bonita terra. Terra que acolhe como filhos e filhas, pessoas como eu e toda a minha família – a família Santiago – formada de cearenses que vêm lá do Cariri e que tem a pele queimada que o sol queimou antes de nascer. Terra que acolheu como filha, na década setenta, uma cearense também de pele queimada, lá de Pacoti. Cidade que fica a aproximadamente 92 quilômetros de Fortaleza, indo pela rodovia CE 060. Irmã Tereza Araújo, ou simplesmente Irmã Araújo, como ficou conhecida no Bairro do Boqueirão, em Curitiba, completaria hoje noventa e dois anos de idade. O que lembra Irmã Araújo em Pacoti é o Colégio Instituto Imaculada Conceição Localizado à Rua Irmã Ferraz. Construído em 1932 e que sempre serviu de casa de formação educacional e religiosa. Durante muitos anos, funcionou como internato e recebia as noviças das filhas da caridade de São Vicente de Paulo. São as Irmãs Vicentinas, congregação da qual fazia parte Irmã Araújo.

            Hoje, dia 25 de Janeiro, contudo, o que se ouve e se ver falar é do aniversário da cidade de São Paulo. Parabéns, São Paulo! Não sei se muita gente se lembra de cantar parabéns também para Irmã Araújo. Parabéns, Irmã Araújo! Certamente muita gente nem sabe. Foi com o hoje médico Silvio Miranda e que trabalha na Unidade de Saúde do Boqueirão e que leva o seu nome; com o ex-secretário particular do presidente Lula, Gilberto Carvalho, hoje Ministro na Secretaria Geral da Presidência da República; com a Irmã Adiles Zangrande, também religiosa Vicentina, profetiza no meio do povo; com o Padre Michelangelo Ramero, o Padre Miguel das CEB[1]s em Curitiba e no Paraná, hoje aposentado e missionário na Diocese de Paranaguá; com o Elias Saad, liderança importante e que mora nas proximidades da Unidade de Saúde, entre outros, que Irmã Araújo fez história. Certamente, se fosse viva ainda hoje, Irmã Araújo estaria este ano, engajada na Campanha da Fraternidade, - CF-2012 -, “Fraternidade e Saúde Pública” e dizendo a todos os ventos, com palavras e ações, “Que a Saúde se difunda sobre a terra”, (Eclo, 38,8). Foi como Cristã e religiosa, mas com a arte da enfermagem, que ela serviu ao próximo, salvando-o de muitos males. Teologicamente, nos lembra o texto base da CF 2012, saúde é salvação. 

            Foi com o calor do espírito de caridade e de fraternidade, com ternura e testemunho-martírio, que Irmã Araújo, juntamente com seus parceiros de sonhos e de pronúncia do mundo, derreteu a dureza dos anos de chumbo da ditadura militar. Hoje ela certamente diria olhando para o que fizeram do que ela fez, olhando para Curitiba e para o Boqueirão, “O Deus que criou o céu e a terra, e todo o bem que existe, não pode ser culpado pela enchentes que desagregam tanta gente”. Irmã Araújo era carismática e vocacionada.  Tinha uma vontade-coragem-fé. Em vez de cair em vagos devaneios que acreditam ser possível um pouco de saber que seja, um mínimo de sabor, sem nada de poder. Queria e lutava por poder para os trabalhadores e trabalhadoras; para as donas de casa; para os profissionais de saúde; para os caminhantes e andarilhos da utopia de vida e vida em abundância. Não permitia que o Sacramento ofuscasse o Sagrado.  

            Irmã Araújo hoje lutaria, a exemplo de Paulo Freire, com todas as suas forças, com toda a sua afetividade e efetividade, para tornar solidárias as pessoas, para que estas tornassem o mundo, a vida, a economia e a religião solidárias. São as pessoas quem fazem as coisas e os costumes e as teorias, não é o contrário. Por isso ela era coerente, amorosa e sabia conviver com o diferente. Não destruía os que pensavam e agiam diferente dela, antes aprendia com eles. Assim são até hoje o Padre Miguel, mestre a amigo, e o Ministro Gilberto Carvalho com quem tive o privilégio de conviver por quatro anos no Gabinete do Presidente Lula. Homem de fé e de simplicidade franciscana. Na teoria e na prática. Todos têm verdadeira admiração por ele no Palácio do Planalto. E é assim aonde ele chega. Irmã Araújo viajou e foi se encontrar com o Padre Cícero e com o Beato Zé Lourenço, no dia 26 de Março de 1981.

Curitiba, 25 de Janeiro de 2012.

João Santiago. Teólogo, Poeta e Militante.

Mestrando em Teologia pela PUCPR.   

[email protected]

(41) 9865-7349 – TIM.



[1] CEBs: Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Conhecido a partir do Concílio Vaticano II e tido como o antigo e sempre novo jeito de toda a Igreja ser.