PJMP LANÇA CARTA DE APOIO AOS PERSEGUIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS DE 2019

PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR - PJMP

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.
(João Guimarães Rosa)

A Pastoral da Juventude do Meio Popular do Brasil – declara total apoio aos perseguidos políticos brasileiros de 2019, em especial ao ex-presidente da república Luis Inácio Lula da Silva e ao Deputado Federal eleito democraticamente pelo Estado do Rio de Janeiro Jean Wyllys.

Colocamo-nos contra a criminalização desses políticos, o companheiro Lula que cumpre prisão na sede da Polícia Federal em Curitiba/PR e o irmão Jean Wyllys que recentemente foi praticamente obrigado a sair do país, deixar o cargo de Deputado Federal, cargo pelo qual foi eleito democraticamente.

Além dos dois, muitos outros ativistas foram perseguidos nos últimos tempos, bem como a Vereadora Marielle Franco do Rio de Janeiro que foi executada com diversos tiros, e após quase um ano de investigações nenhuma justiça foi feita.

Essa perseguição também se dá dentro das escolas, com o projeto “Escola sem partido”, que na prática é uma forma de criminalizar os professores que lutam pelo direito à educação, bem como negar aos estudantes o direito a se organizar e se mobilizar.

Somos parte de uma “Igreja em saída”, como bem afirma nosso querido Papa Francisco. E, ao sair, carregamos o profetismo de denunciar todas as formas de injustiças sociais e políticas que flagelam os mais pobres. Pois, “bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus e bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5, 3-16).

Seguiremos o exemplo de nossa maior referência: Jesus Cristo. Ele também foi perseguido politicamente, preso sem provas, julgado sem coerência, torturado brutalmente e crucificado. Diante disso, Frei Beto é assertivo quando nos fala: “Sou discípulo de um preso político.” Esse testemunho faz com que o sangue dos Mártires da Caminhada banhem o chão, fertilizando e fazendo florescer pessoas comprometidas com as mesmas lutas que o Jovem de Nazaré se comprometeu em outrora; lutas essas que Marielle Franco dedicou sua vida.

Nunca devemos esmorecer, pois, esses guerreiros e essas guerreiras da caminhada, que, estão “sendo perseguidos e passando por grandes tribulações, lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro; e ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais.” (Apocalipse 7,14; 22, 14).

Repudiamos esses ataques, afirmando que lutar não é crime! Enquanto Pastoral da Juventude do Meio Popular do Brasil, preocupados com os problemas da nossa sociedade, nos colocamos a favor das liberdades democráticas, lutando contra todo tipo de opressão e exploração.

É chegada a hora de ninguém soltar a mão de ninguém! Estamos unidos em defesa do bem estar e do Bem Viver da sociedade brasileira, que sofre com a forma de governo estabelecida pela falta de compaixão e solidariedade. As massas populares, os marginalizados, são a base que sustenta esse país, trabalhadores e trabalhadoras que assim como Marielle Franco e a companheira Fabiula Fergutz, de 22 anos, acabou falecendo após um grave acidente, uma das jovens militantes da PJMP de Santa Catarina. Mulheres que sonhavam com um futuro melhor para o Brasil onde os direitos humanos fossem garantidos e defendidos para todos e todas independente de classe e status social. Sendo uma Pastoral da Juventude do Meio Popular repudiamos toda e qualquer forma de violência e repressão, violação aos direitos humanos universais que venha a ferir a dignidade humana, o direito à cidadania. Ser cidadão está além de o direito de ir e vir, mas a um conjunto de direitos e deveres criados no contexto social.

LIBERDADE PARA LULA!
SEGURANÇA PARA JEAN WYLLYS!
MARIELLE FRANCO PRESENTE!
PELO DIREITO DE SE ORGANIZAR!
LUTAR NÃO É CRIME!
SE FERE MINHA EXISTÊNCIA. SEREMOS RESISTÊNCIA!
AMÉM, AXÉ, AWERÊ, ALELUIA!

Olinda-PE, 30 de janeiro de 2019.

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular – CNPJMP
Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventudes do Meio Popular – CNAPJMP

www.pjmp.org | PJMPNacional | @pjmpnacional | pjmp_nacional
Secretaria Nacional: Filipe Xavier (081) 98683-4034 | [email protected]