A PJMP está festejando seus 40 anos de fé, vida, luta e resistência no meio popular por meio da realização do 5º Congresso Nacional em Goiânia/GO.
Juntam-se a nós vários/as companheiros/as de outras gerações da PJMP, de outras pastorais e organizações da Igreja do Brasil, de outras Igrejas e também de outros países.
Vejam a seguir os depoimentos e as mensagens que chegaram até nós e nos dão a certeza de que caminhamos juntos na Utopia do Reino de Deus, superando as injustiças a cada dia:
***************************************
O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino saúda todos/as participantes do 5° Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular em Goiás.
É uma grande alegria recebê-los/as em Goiânia.
Sintam-se acolhidos/as.
A PJMP representa luta, resistência e compromisso de transformação social.
Saiba que juntos com vcs renovamos nossos compromissos de construir um outro projeto de sociedade, com protagonismo juvenil e radicalização da democracia.
É simbólico o Congresso na região noroeste de Goiânia, região com linda história de engajamento das comunidades eclesiais de base, da juventude e luta popular.
Parabéns pela ousadia e irreverência de fazer diferente em tempos tão sombrios.
Saudações das 74 organizações populares que compõem o Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino.
Direitos Humanos Não se Pedem de Joelhos, exigem-se de pé! ( Dom Tomás)
****************************************
Goiânia 12 de julho de 2018
Estimados (as) coordenadores, assessores (as), organizadores (as) e participantes do 5° Congresso da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Graça e Paz!
Em grande sintonia e comunhão queremos fazer chegar até vocês nossos votos de um bom e frutuoso Congresso, que de verdade esse momento seja de acender luzes, aquecer corações para continuar sendo fermento que faz crescer a opção pela Vida, uma juventude vivendo a profecia sendo sal e luz !
Prezados jovens, parabéns pela coragem, pelo testemunho ousado em serem protagonistas da mudança, alicerçados no Cristo ressuscitado que caminha conosco!
Recebam nosso abraço fraterno com muita estima e reverencia pela doação, organização e dinamismo presente em vocês!
Que o Senhor continue os abençoando, inspirando conduzindo as reflexões e celebrações e que os projetos construídos coletivamente sejam concretizados!
Coordenação da Conferencia dos Religiosos da Regional de Goiania.
****************************************
Passo Fundo-RS , 11 de julho de 2018
A PJMP “é a experiência da Igreja de rosto popular e jovem. É a reconstrução do rosto de Cristo entre os jovens mais sofridos... A PJMP é solidária na dor, firme na esperança, alegre em suas pequenas mas progressivas conquistas.” Dom Sinésio Bohn
Queridas companheiras, Queridos Companheiros da Pastoral da Juventude do Meio Popular, saudações carregadas de alegria!
É com muito carinho e em clima de celebração, enviamos esta mensagem a todos e todas as jovens, reunidos e reunidas no 5º Congresso da Pastoral da Juventude do Meio Popular, celebrando os 40 anos de sua ação pastoral, e a todos e todas jovens espalhadas pelo Brasil, que também celebram este momento tão importante da história. Escrevemos esta carta festejando a vida e o caminho de nossa Pastoral irmã. Em tempos tão difíceis, estarmos juntos e juntas, partilhar o caminho e a história, o pão e a utopia é sinal de resistência, é subverter as lógicas e construir o Reino de Deus, pois nele só podemos chegar juntos e juntas.
Para a Pastoral da Juventude(PJ), a PJMP sempre foi sinônimo de esperança e resistência, nas diversas realidades. Olhar para sua história é olhar para a vida de tantos e tantas jovens, que pelo Brasil afora dão sua vida em testemunho, sendo sinais de resistência e profetismo, desde 1978, quando nasce nas terras proféticas do Recife (PE), em um momento de luta pelos Direitos Humanos, como voz profética contra a ditadura e na evangelização da juventude no meio popular, anunciando o Cristo Libertador.
Queremos com alegria bendizer o tema e lema propostos para este Congresso, visto que é de fundamental importância, discussões que defendam à vida em todo e qualquer âmbito. O tema “Águas e profecias: luzes no Meio Popular gerando vidas”, reforça a importância na promoção da vida e afirma que ela é gerada tanto pelo cuidado para com a Mãe Natureza, quanto pelo comprometimento com as práticas proféticas constantes. E complementando, o lema “Juventude e seu protagonismo, resistência e liberdade”, destaca que a juventude não só pode, como deve ser protagonista da resistência em favor da vida digna.
É preciso coragem, dedicação e amor para com a construção de um Projeto Popular efetivo e, é fato, que os dias atuais tem se tornado cada vez mais desafiadores para nossas pastorais, nossa juventude, nossa Mãe Terra e para todo povo de Deus. Sabendo disso, é fundamental que ações belas, assim como este Congresso, sejam sempre opções certeiras rumo à Civilização do Amor. É preciso coragem para lutar, resistir e amar a proposta de Jesus Cristo.
Permanecemos em sintonia com toda a juventude das diversas partes do Brasil, que durante esta celebração é acolhida pelas terras vermelhas do Cerrado brasileiro. A vida e caminhada de luta de vocês é manancial vivo que se unem aos rios, são sinal de esperança espalhados em todos os lugares. Partilhar as experiências e sermos protagonistas, é reafirmar nosso compromisso junto à causa dos/as pobres.
"Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações" Mateus 28:19. Assim como Jesus visitava às Galiléias indo ao encontro dos mais necessitados, que vocês, inspirados pelo mesmo Espírito e revigorados após este 5º Congresso Nacional, possam também ir ao encontro de todos e todas que se encontram nas diversas periferias sociais e existenciais.
Desejamos um Congresso frutífero e que sejam dias abençoados e proféticos!
Amém. Axé. Awerê. Aleluia!
Na certeza da fraternidade,
Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude
Comissão Nacional de Assessores
Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude
****************************************
Maceió/AL, 10 de julho de 2018.
Ao
5º Congresso Nacional da PJMP
Goiânia - GO
Irmãs e irmãos,
“Quanto ao amor fraterno, não precisamos escrever-lhes, porque vocês mesmos aprenderam de Deus a se amarem uns aos outros. De fato, é assim que vocês estão agindo com todos os irmãos em toda a Macedônia. Porém, nós os encorajamos, irmãos, a continuar progredindo” (1 Tessalonicenses 4,9-10).
É com esperança renovada que o CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – traz seu abraço a cada uma e a cada um de vocês, nestes dias de reflexão, de luta e de festa, por ocasião da realização desse tão esperado Congresso. Foi um longo processo preparatório, por nós acompanhado com atenção em diversos cantos do Brasil.
Todas e todos sabemos o quanto é oportuno e necessário, em tempos de ditadura, celebrar os 40 anos de resistência de uma pastoral juvenil que nasceu “carregando na história do seu surgimento as sementes jogadas pela Juventude Operária Católica (JOC) destruída pela ditadura com o golpe civil-militar de 1964”.
“Protagonismo, resistência e liberdade”, como afirma o lema do Congresso, é o que precisamos aprender cada vez mais com as juventudes, em seus diversos rostos, em suas mais variadas formas de engajamento e de expressão da Vida e da Fé no meio popular. Comprometido com a Leitura Popular e transformadora da Bíblia, o CEBI quer se colocar à escuta da fala profética e juvenil que de vários cantos e regiões ecoará das terras de Goiânia, na certeza de que “o novo sempre vem”.
É tempo de endurecimento, mas é também tempo de ternura! Sigamos juntas e juntos, na certeza de juntando “águas e profecias”, seguiremos sendo luz no meio popular. E mais vidas serão geradas! Pois “foi para a liberdade que Cristo no libertou!” (Gl 5,1).
Um abraço.
Rafael Rodrigues da Silva Diretor Nacional
Maria de Fátima Castelan Diretora Adjunta
Lucia Dal Pont Sirtoli Diretora Adjunta
Rua João Batista de Freitas, 558 - Scharlau - Fone: 55 (51) 3568-2560
Caixa Postal 1051 - 93121-970 - São Leopoldo/RS - [email protected] - www.cebi.org.br
****************************************