ENCONTRO DA CN E CNA PJMP EM PAULISTA - PE, DE 07 A 09/10/2016

“A PJMP tem cheiro de povo, tem cheiro de chão, tem muita ternura e carinho.
É sincera e diferente.
Tem a teimosia, a garra e a resistência.
Por isso, ela incomoda. 
Incomoda porque consegue fazer uma articulação entre a teoria e a prática.
Sua mística cria uma relação de fé com a vida do povo sofrido”
(Pedrinho Guareschi, CD “Arde o fogo”).

Messias – AL, 01 de outubro de 2016.

Caros Companheiros e Caras Companheiras,

Já se aproxima mais uma vez nosso grande encontro da Coordenação Nacional da PJMP (CNPJMP) juntamente com a Comissão Nacional de Assessores e Assessoras da PJMP (CNAPJMP). Nos dias 07, 08 e 09 de deste mês de outubro, e montaremos nossa maloca da fé na casa de nossa mãe, onde foi plantada a primeira semente na arquidiocese de Olinda e Recife, nos encontraremos no gostoso aconchego da paróquia de São Francisco de Assis, em Paulista, comandada por nosso querido padre Hélio Nascimento.

Estaremos em mais uma reunião presencial (e última do ano) para dialogarmos e continuar a trilhar os caminhos apontados na XVI Assembleia Nacional da PJMP (ANPJMP) que aconteceu em janeiro desse ano. A trilha dos caminhos apontados na ANPJMP iniciou-se no final de maio desse ano, na nossa primeira reunião nas lindas terras do estado de Goiás. Na ultima reunião presencial e ampliada em Goiânia deliberamos vários trabalhos de acordo com a conjuntura e com a ANPJMP (como consta no relatório) com base nos seguintes desafios:

·  Trabalho de base;

·  Construir projetos de longa duração, transformadoras da relações sociais, políticas e econômicas;

·  Organização em todos os níveis;

·  Diálogo com a Igreja e com a Juventude;

·  Evangelho como guia: Amor, Justiça, Verdade, Caridade;

·  Formação integral,

·  Diálogo com os movimentos sociais;

·  Comunicação (PPC)

A partir desses desafios apontados, foi encaminhada uma série de deliberações e necessitamos fazer nessa reunião um mapeamento sobre o que já foi construído (cumprido) e dialogar no sentido de apontar alternativas para que essas demandas sejam efetivadas e torne o nosso trabalho pastoral mais eficiente e organizado. Portanto, devemos aproveitar esse momento para produzir, iniciar ou continuar as tarefas que cada um e cada uma assumiram na última reunião e inserir outras pessoas dessa estrutura organizacional nesse processo.

É importante lembrar a fundamental importância da participação de todos e todas com o compromisso que nos foi dado. Nesse final de semana a CN e CNA também terão momentos (reunião) separados, é importante que estes momentos sejam garantidos, uma vez que cada uma dessas equipes têm competências atribuições diferentes no trabalho dessa estrutura nacional.

Na sua mochila, coloque material de higiene pessoal, toalha de banho e cobertor, cadernos, canetas e notebook para anotações pessoais e coletivas e uma simbólica contribuição de 10 reais para as despesas da casa. Traga também toda energia boa dessa nossa juventude do meio popular, sua ousadia, espiritualidade, companheirismo, solidariedade e coragem!

Essa será mais uma experiência que ficará marcada na nossa memória e no nosso coração. Estaremos com todo regional Nordeste 2, paróquian@s e a companheirada que beberam dessa fonte. Vamos celebrar juntos a vida sacerdotal  do querido padre Hélio Nascimento, exemplo de fé, ternura, resistência e um dos filhos/pais dessa amada Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Seguiremos firmes!

Wellington Neto da Silva

Secretário Nacional da PJMP