Já está disponível para download o material do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ) 2018: o cartaz e o subsídio com 48 páginas. No final desta página estão os links para baixar o cartaz e o subsídio!
O subsídio (livreto) contém três roteiros de encontros, um Ofício Divino da Juventude, além de dicas de como organizar e preparar os encontros com os grupos de jovens. A proposta é de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. O material traz também indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.
O DNJ 2018 acontecerá no dia 21 de outubro. O tema é “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).
O cartaz oficial foi desenvolvido a partir do tema (Juventude Construindo uma Cultura de Paz) e lema ("Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, eu venci o mundo" (Jo 16,33)) deste ano que também estão em consonância com os da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
Na parte inferior do cartaz existe um espaço em branco onde os/as organizadores/as poderão escrever as informações sobre o evento do DNJ em sua diocese. Pode ser colocada a mão ou impresso numa impressora simples e colada no cartaz.
A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz. O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo.
Com recortes de fotografias de revistas ‘xerocadas’ em papel craft e manipuladas digitalmente, mostram os inúmeros tipos de violência contra jovens e desperta a reflexão acerca da superação da mesma. A arte em si proporciona ao expectador ver e resignificar de acordo com a sua visão. Dessa forma, o identidade visual do cartaz faz um convite à construção da paz e ao autoquestionamento sobre seu papel como construtor de uma sociedade pacífica, visto que vontade de mudança é pessoal e a construção da paz só tem êxito com a colaboração de todos.
O cartaz foi elaborado pelos membros da equipe de mídias sociais e design dos Jovens Conectados. “Fiquei muito feliz em participar do processo de elaboração, que iniciou com o contato com diversas notícias de violências e crimes da atualidade e o nosso desejo de superar tudo isso. Por isso, o cartaz traz estes recortes de revistas e jornais com o rosto sofrido da juventude que vive e experimenta a violência. A superação deste problema é o rasgo na altura dos olhos dos jovens, com um fundo branco, cor da paz, com a palavra PAZ em destaque e na cor azul. O principal objetivo desse processo criativo é que as pessoas se incomodem mesmo com o cartaz e que ele nos provoque e nos deixe angustiado mas com vontade de romper com esta cultura de guerra”, explica Pe. Cleber.
Em 2018, o DNJ conta com um sabor ainda mais especial para os jovens brasileiros porque no mesmo mês acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na reunião pré-sinodal, ocorrida no último mês de março, o documento escrito ressalta que os jovens pedem uma Igreja autêntica, corajosa na hora de reconhecer os erros e enraizada no Evangelho.
Desde o ano passado, o Dia Nacional da Juventude e a Jornada Diocesana da Juventude têm uma identidade visual conjunta, pensada para dar unidade às atividades em todo o Brasil. Nessa nova identidade, as cores representam as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-este, Sudeste e Sul, e toda base da identidade trabalha com o rosto da juventude. No entanto, cada Setor Diocesano da Juventude e grupos jovens poderão criar o cartaz com a identidade dos seus jovens, com suas características regionais.
História do DNJ
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.
Confira os temas do DNJ desde sua criação:
1987 – DNJ: Juventude e Participação – Juventude, Presença e Participação.
1988 – DNJ: Juventude, Libertação na Luta do Povo – Mulher, Negro, Índio e Eleições.
1989 – DNJ: Juventude e Educação – Juventude, cadê a Educação?
1990 – DNJ: Juventude e Trabalho – Juventude: do nosso suor, a riqueza de quem?
1991 – DNJ: Juventude e América Latina – Latino-americanos, por que não?
1992 – DNJ: Juventude e Ecologia – Ouça o ECO(logia) da Vida.
1993 – DNJ: Juventude e AIDS – Um grito por solidariedade.
1994 – DNJ: Juventude e Cultura – Nossa cara, Nossa Cultura.
1995 – DNJ: Juventude e Cidadania – Construindo a Vida.
1996 – DNJ: Juventude e Cidadania – Quero ver o novo no poder.
1997 – DNJ: Juventude e Direitos Humanos – A vida floresce quando a Liberdade Acontece.
1998 – DNJ: Juventude e Direitos Humanos – Nas asas da Esperança gestamos a mudança.
1999 – DNJ: Juventude e Dívidas Sociais – Vida em Plenitude, Trabalho pra Juventude.
2000 – DNJ: Juventude e Dívidas Sociais – Jubileu da Terra, um Sopro de Vida.
2001 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Paz, Dom de Deus! Direito da Juventude.
2002 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – A vida se tece de sonhos.
2003 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Lancemos as redes em águas mais profundas.
2004 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – A gente quer fazer valer nosso suor… A gente quer do bom e do melhor.
2005 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Juventude vamos lutar! Chegou a hora do nosso sonho realizar.
2006 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Juventude que ousa sonhar constrói um Brasil popular.
2007 – DNJ: Juventude e Meio Ambiente – É Missão de todos nós. Deus chama: eu quero ouvir a tua voz.
2008 – DNJ: Juventude e os Meios de Comunicação – Queremos pautar as razões de nosso viver.
2009 – DNJ: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida – Juventude em Marcha contra a violência.
2010 – DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história – Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.
2011 – DNJ: Juventude e Protagonismo Feminino – Jovens mulheres tecendo relações de vida.
2012 – DNJ: Juventude e Vida – Que vida vale a pena ser vivida?
2013 – DNJ: Juventude e Missão – Jovem: levante-se, seja fermento!
2014 – DNJ: Feitos para ser livres, não escravos.
2015 – DNJ: Juventude construindo uma nova sociedade.
2016 – DNJ: Juventude e nossa Casa Comum – “Vou criar novo céu e nova terra” (Is. 65, 17)
2017 – DNJ: Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra – “Os humildes herdarão a terra” (Sl 37,11)
O subsídio impresso estará disponível nas Edições CNBB a partir da primeira semana de agosto.
Anexo | Tamanho |
---|---|
Cartaz do DNJ 2018 em PDF | 1.88 MB |
Livreto (subsídio) do DNJ 2018 em PDF | 2.18 MB |
Cartaz do DNJ 2018 em JPG | 342.77 KB |