Enviado por guilherme_pjmp em sex, 16/11/2012 - 17:08
3ª ETAPA DA ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DA PJMP
“E vamos chegando de longe e de perto,dos bairros e dos centros,
das cidades, dos campos. Como pedras vivas!”
(Como Pedras Vivas - Frei Alberto e Gustavo Vila Verde)
Teve início no dia 15 de novembro, na cidade de Manaus – Amazonas, a nossa 3ª Etapa da Escola Nacional de Formação José Adelar Nunes, cidade histórica, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões. É uma das regiões brasileiras mais conhecidas mundialmente.
Nessa 3ª Etapa de um grande projeto e audaz da nossa Pastoral em vista da boa formação da juventude, principalmente da juventude do meio popular que está em todo esse continente chamado Brasil.
Como homenagem a um grande militante e amigo que a Pastoral teve, a Escola Nacional de Formação carrega o nome José Adelar Nunes, uma pessoa que sempre dedicou uma grande parcela de sua vida a PJMP e que sonhou durante muito tempo com a realização deste projeto. A Escola objetiva promover a formação integral e sistemática de lideranças juvenis, a fim de capacitá-las para articular e construir a PJMP, preparar para a intervenção em suas comunidades, implementando ações que visem uma ação evangelizadora e sócio-transformadora.
Jovens de todos as regiões do Brasil permaneceram reunidos durante o feriadão da República aprofundando reflexões sobre as questões da espiritualidade e mística da PJMP, meio ambiente, étnico-culturais com oficina de grafite, que são característicos da Juventude do Meio Popular. Visando a formação para o Ano Missionário da PJMP e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o ano da Fé e a Campanha da Fraternidade 2013.
Foi com a força dos ameríndios que iniciaram a ocupação humana na Amazônia, e seus descendentes, os caboclos, que desenvolveram um contato íntimo com o meio ambiente, adaptando-se às peculiaridades regionais, que os jovens do meio popular se confraternizam, aprendem e educam, trocando experiências e partilhando a vida.
Que com a força de todos aqueles e aquelas que, ao longo da caminhada, fizeram e fazem acontecer a PJMP, tivemos um feriado muito abençoado e de muita dedicação.
Na certeza de que o processo de formação é contínuo inspiremo-nos nas palavras de nosso profeta Dom Hélder Câmara: "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca."
Equipe de Comunicação - CNPJMP