A fé e a vida dos jovens do meio popular é destaque em Congresso nacional da PJMP

Até o dia 13 de julho, Goiânia (GO), recebe o 5º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que começou dia 9. Durante quatro dias, a juventude vai refletir sobre a caminhada pastoral e seus desafios, celebrar a fé e a vida dos jovens do meio popular e reunir todos e todas os que partilham da mística e espiritualidade libertadoras de Jesus Cristo.

Com o tema: “Águas e Profecias: Luzes do Meio Popular Gerando Vidas” e lema é “Juventude e seu Protagonismo, Resistência e Liberdade”, os jovens estão participando de plenárias temáticas e diversas oficinas que vão colaborar na formação de novos quadros, além de fortalecer aquelas pessoas que já têm uma boa experiência na caminhada.

“Ser profeta da PJMP não é fácil, é um desafio muito grande. A transformação começa quando estamos engajados no movimento”, destacou o participante Patrício da Bahia.

Missa de abertura. Foto: Carlos Medrado

Uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia (GO), dom Moacir Silva Arantes, celebrou os 40 anos de caminhada, luta e resistência no meio popular da PJMP. Padres e freis concelebraram a missa.

O 5º Congresso – com muita fé, ternura e resistência – faz a memória e celebra os 40 anos de caminhada da PJMP, que “nasceu em 1978 no Recife (PE), carregando na história do seu surgimento as sementes jogadas pela Juventude Operária Católica (JOC) destruída pela ditadura com o golpe civil-militar de 1964. Um acontecimento marcante do seu nascimento foi o Encontro realizado em 09 de julho de 1978, reunindo animadores dos grupos de jovens do Meio Popular do Recife, remanescentes da JOC”.

O 5º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) faz parte do julho das juventudes que reúne eventos direcionados as diferentes expressões juvenis da Igreja no Brasil. Cada encontro trabalha a partir de seu carisma, mas todos em comunhão por meio do projeto de evangelização proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

História

O 1° congresso Nacional da PJMP que comemorou 20 anos de história teve como tema: ‘PJMP no mundo dos excluídos, resistindo e construindo nossa história’.  Aconteceu em João Pessoa-PB entre os dias 14 a 17 de Janeiro de 1999 e reuniu durante os três dias 1.300 jovens e cerca de oito mil pessoas entre jovens e adultos na caminhada e celebração de encerramento.

O 2° Congresso Nacional aconteceu aos 25 anos, na cidade de Parnamirim-RN de 14 a 18 de Janeiro de 2004 com o tema: “25 anos de ternura e resistência”.

O 3° Congresso Nacional da PJMP, teve como Tema: PJMP 30 ANOS DE FÉ E VIDA NO MEIO POPULAR e como Lema: “Em nossas mãos um sonho em mutirão”. Aconteceu nos dias: 26 a 30 de janeiro de 2009.

O 4° Congresso Nacional da PJMP aconteceu em Recife- PE nos dias 14 a 19 de Janeiro de 2014 e teve como tema: “PJMP: terra fértil canto e lema: sem arriscar não vivemos a esperança”.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/a-fe-e-a-vida-dos-jovens-do-meio-popular-e-destaq...
Acesso em 12/07/2018